Quando estava na escola aprendi que o legado indígena na cultura brasileira era bastante presente, desde o banho diário, ficar de cócoras, até palavras como Jacarepaguá e Itanhangá que são tão frequentes no nosso cotidiano.

Mais tarde tive a oportunidade de conhecer um pouco mais a cultura indígena e percebi que os nativos da nossa terra, muito além das danças típicas, tem muito mais a nos ensinar: SUSTENTABILIDADE, PRESERVAÇÃO e EQUILÍBRIO.

É evidente o quanto os índios percebem que a humanidade e a natureza não existem como duas entidades distintas e sim a humanidade faz parte da natureza, bem como as árvores, os animais e a água, portanto não há necessidade da humanidade ser maior que os anseios da natureza. Ele caça e pesca pra sobreviver, colhe da natureza apenas o que necessita, e não de maneira predatória e desenfreada. Certa vez passeando pela mata um nativo vinha descrevendo: “Esta planta é boa pra febre, esta é usada como um repelente, esta aqui é pra comer”. Eu fiquei admirado quanto conhecimento havia ali e que, muitas vezes, a cura dos nossos problemas está na natureza à nossa volta.

Atualmente há quem diga que os índios não gostam de trabalhar ou que são preguiçosos. Hoje eu percebo que eles entendem que tudo tem seu tempo: O sol nasce na hora de nascer e se põe na hora que tem que se por, tudo na natureza tem o seu devido tempo e não devemos apressar as coisas, pois o ritmo que nos é imposto da cidade grande é algo artificial — esse é o preço que pagamos pela tal modernidade.

Durante o mês de Abril estaremos com a programação especial do Dia do Índio, uma grande oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a cultura Guarani. E mais do que selfies e danças, aproveitem para escutar o que eles tem a dizer — apesar de falarem pouco. Vocês irão se surpreender como a mais bela sabedoria às vezes pode estar em coisas simples da vida.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL ÍNDIOS GUARANI NA FAZENDINHA
Aberto ao público dias: 22, 23, 29 e 30 de Abril, das 10 às 17h.
Ingressos à venda diretamente na bilheteria. R$80 adultos e R$40 crianças de 2 a 12 anos.
Menores de 2 anos, maiores de 65 e deficientes físicos não pagam entrada.
Informações pelo email: info@fazendinhario.com.br.